.code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .code-block- {} .code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site Diário de Investimentos

O que é corretagem?

A taxa de corretagem é o valor cobrado pelas corretoras para fazer a ponte nas operações de compra e venda de investimentos.

Uma corretora só pode funcionar com a autorização do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Inclusive, a CVM é o órgão responsável por fiscalizá-las.

Cada corretora tem sua taxa de corretagem e cobra a sua maneira. O valor da taxa de corretagem varia de acordo com o tipo de operação solicitada pelo cliente. Cada tipo de mercado em que se negocia tem um custo diferente. Esses mercados são:

Existem duas modalidades de operações no mercado e, como elas exigem infraestrutura diferente, o preço da corretagem varia:

Para quem investe altos valores em renda variável, o ideal é escolher uma corretora que cobre uma taxa fixa de corretagem, já que esse custo pode ser diluído no lucro das operações.

Sair da versão mobile