.code-block-default {margin: 8px 0; clear: both;} .code-block- {} .code-block-center {margin: 8px auto; text-align: center; display: block; clear: both;} .ai-align-left * {margin: 0 auto 0 0; text-align: left;} .ai-align-right * {margin: 0 0 0 auto; text-align: right;} .ai-center * {margin: 0 auto; text-align: center; }

Ícone do site Diário de Investimentos

PIB, o IPCA e o IGP-M, Siglas da economia

sigas da economia pib ipca igpm

Há alguns grandes indicadores da economia que ajudam a nortear essa resposta: entre eles, se destacam o PIB, o IPCA e o IGP-M.

De forma simplificada:

PIB é a sigla para Produto Interno Bruto. Ele é a soma de todos os produtos e serviços finais produzidos em um país. Ou seja, quando você ouve que o PIB cresceu, é porque essa soma aumentou. Quando o PIB caiu, é porque a soma diminuiu.

IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é o principal indicador da inflação no Brasil, porque mede a variação de preços de produtos e serviços. Se o IPCA sobe, é porque a média dos preços está aumentando.

IGP-M, finalmente, é o Índice Geral de Preços-Mercado. Ele também é um indicador da inflação, mas reflete a oscilação de preços em todos os estágios de produção – e não só quando eles chegam ao consumidor final. Ele também serve como o padrão para reajustar os contratos de aluguéis de imóveis.

Sair da versão mobile